quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Pecuária: você já pensou o que está comendo?

Documentário: A carne é fraca.

16 comentários:

  1. Relatório do documentário:

    - Quando a carne é exportada, a água utilizada para a criação do animal também é exportada;

    - Em suas flatulências e arrotos, os bois liberam metano, que é prejudicial ao efeito estufa;

    - O vitelo sofre muito em sua criação para que sua carne seja de qualidade;

    - A filmagem em locais de abate não é autorizada, pois se todos verem a maneira que o animal é abatido, muita gente não comeria mais a carne;

    - Os animais são tratados de uma forma muito ruim durante a criação;

    - A carne é dita como fonte de proteínas, o que faz com que muita gente não pare de consumi-la. Mas no documentário, é afirmado que a carne não é a única fonte de proteínas. O boi não come carne, mas mesmo assim ele é rico em proteínas;

    - A quantidade de bois no Brasil é quase a quantidade da população.

    Aluno: Felipe de Oliveira
    2º Ano Ensino Médio
    Colégio Interativa

    ResponderExcluir
  2. Relatório do documentário - A carne é fraca

    Aluno: Giacomo
    Ano: 2º , ensino médio
    Colégio interativa
    25/02/2014


    O documentário mostra as condições , a vida dos animais , que são abatidos , submetidos a mortes dolorosas , a condições terríveis , a maus-tratos , apenas pelo fato de nós sermos grandes consumidores de carne , proteína.
    Somos grandes consumidores , porque a filmagem na hora do abate não é autorizada , pois se o ser humano olhasse o jeito com que esse animal é abatido , as dores que ele sente , o seu sofrimento , a péssima forma com que são tratados , muitas pessoas deixariam de comer a carne , isso poderia gerar um grande problema aos vendedores de primeira mão para o mercado , e do mercado para os consumidores.
    Há uma dificuldade em mudar esse consumismo de carne do povo brasileiro , pois a carne é uma fonte rica em proteínas , e muitas pessoas consomem proteínas.
    Porém , o documentário a carne é fraca , mostra alternativas , para que a pessoa possa obter proteína, sem comer carne, fazendo sua parte , e tentando evitar , que esses animais passem por essa terrível situação. Um exemplo mostrado no documentário, mostra que as pessoas não precisam comerem carne pata obter proteína: O boi , não come carne , mas mesmo assim é um animal rico em proteínas , e esse exemplo é uma excelente prova de que existem outras formas , é só você querer.
    Mesmo com tantos bois que já foram abatidos , ou que ainda serão abatidos , no entanto , no Brasil , a quantidade de bois , é quase a mesma quantidade da população.
    Como já dito , o boi é um animal rico em proteínas , porém em seus gazes e seus arrotos , ocorre a liberação do metano , que acaba prejudicando o efeito estufa.
    A "carne é fraca" , um excelente documentário , de certa forma , conscientizador do que nós estamos fazendo com os animais.

    ResponderExcluir
  3. Relatório documentário Carne Fresca

    - Os animais são muito maltratados , desde quando nascem ate a vida adulta. alguns são ate sacrificados pois não possuem aquilo que querem

    - O consumo de carne é o maior problema ambiental social do planeta

    - Não se pode mostrar como é o abate dos animais pois muita gente ira parar de comer carne, pois as cenas são horríveis

    - O numero de bois, aves, porcos, são maiores que o numero de habitantes

    -Usam antibióticos, hormônios e também anabolizantes no alimento dos animais

    - Os bezerros como não tem valor de mercado é descartado ou são vendidos para fazerem babybeef

    - Todos os produtos que vem em sacos plásticos, latas, os produtos químicos que foram utilizados para manter o aroma, coloração e durabilidade foi testado em grandes doses em animais vivos

    - Thiago Sakuma
    2° Ano Ensino médio/ Colégio Interativa

    ResponderExcluir
  4. Relatório do vídeo:
    O consumo de carne é algo que faz parte da cultura de grande parte dos países do mundo, e por isso as pessoas comem carne regularmente sem pensar nas consequências disso, tanto para o bem estar dos animais, quanto para a nossa saúde.
    O descaso da sociedade em relação ao que ocorre dentro dos matadouros, permite a indústria agir de maneira cruel e desumana com os animais. Todo o sofrimento ao qual esses animais estão submetidos é apenas para satisfazer uma vontade humana.
    O sofrimento do animal faz com que, na hora do abate, muitas substâncias sejam liberadas e contaminem a carne que será consumida e muitas desses substancias são prejudiciais a saúde humana e podem até causar câncer.
    Além disso, a pecuária traz um grande impacto ambiental, uma grande quantidade áreas é desmatada para a expansão das fronteiras pecuária, a produção de carne traz um grande desperdício de agua e a pecuária é bem menos lucrativa que a agricultura.
    Por mais que seja um habito cultural, a sociedade deveria ter mais consciência de que o consumo de carne não é uma necessidade ou então exigir uma melhor atitude das industrias em relação ao modo como tratam os animais.

    Aluna: Rafaela Massi
    2º Ano Ensino médio/ Colégio Interativa

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Relatório:
    O documentário relata o que o consumo da carne pode trazer para a saúde das pessoas, para os animais e para o ambiente.
    O Brasil é um grande consumidor de carne, e muitas pessoas não imaginam o que ocorre por trás desse hábito tão simples. Nos matadouros os animais são judiados, mau tratados e submetidos a mortes cruéis. E quando o animal está para ser abatido, ele libera um liquido que entra em contato com a carne, contaminando-a.
    E para serem feitos os pastos, e para produzirem alimentos para os animais é necessário desmatar grande parte da amazônia.
    Além disso, a pecuária trás um grande desperdício de água, pois para produzir um quilo de carne é necessário mais de 10 mil litros de água.
    Mesmo que não seja preciso parar o consumo da carne, é necessário a população consumir de forma consciente, pois além de prejudicar o meio ambiente, é desumana a maneira como os animais são tratados.

    Aluna: Ana Carolina
    2º ano ensino médio
    Colégio Interativa

    ResponderExcluir
  7. Relatório:
    O documentário "A Carne é Fraca" faz uma critica a pecuária, na qual a pratica é um dos principais motivos do desmatamento na Amazônia.
    O consumo de carne é muito comum entre vários países, porem a população não imagina o que passa por trás da "fabricação" da carne, pois não se mostra as imagens de dentro do abatedouro, apenas superficialmente.
    Os criadores de animais para o abate usam na maioria das vezes, se não todas, antibióticos, que muitas vezes são prejudiciais a saúde, podendo causar até câncer.
    Além disso, a pecuária causa grandes impactos naturais, não apenas pelo desmatamento, e sim, no consumo de água também, sendo este maior que na agricultura.
    Não é preciso parar de comer carne, porém é necessário ter uma maior consciência do que a população consome.

    Luis Fernando
    2 ano EM
    Colégio Interativa

    ResponderExcluir
  8. Relatório do filme ´´A Carne é Fraca``:

    O documentario ´´ A Carne é Fraca`` mostra o jeito que a carne que nós comemos é tratada, desde o nascimento do animal, até a hora do seu abate.
    Ele mostra como é ruim o modo que os animais vivem, confinados, sem poder se mexer, comendo o que é obrigado a ele comer, etc...
    Tambem mostra os grandes impactos ambientais que a pecuaria causa como o por exemplo o gasto excessivo de água nos gados.
    E por fim, o filme fala que a carne e os laticineos que nos ingerimos não é tão essencial, e pode até fazer mal para os seres humanos devido a alta quantidade de hormonios que é colocada na ração desses animais

    Vitor José Dutra Donegá

    ResponderExcluir
  9. Relatório do Filme: "A Carne é Fraca"

    O filme começa citando todas as consequências que a pecuária traz, a poluição de rios é um exemplo. Logo depois fala-se sobre os gastos sobre uma estrutura para que ela ocorra. O vídeo também traz imagens de animais sendo abatidos, fechados, sendo obrigados a comer ração muitas vezes hormonizadas, causando um choque, dizendo que talvez os animais também possam ter sentimentos.
    O vídeo traz uma série de argumentos citados por profissionais da área. Os mesmos dizem que, se todos fossemos vegetarianos, não haveria mais a "produção" de carne, e para que essa "produção" de carne aconteça no Brasil, são necessários quase mais animais do que a população inteira.

    ResponderExcluir
  10. No vídeo apresentado, estudiosos demonstram o quanto a água potável é poluída intensamente principalmente para criação de animais para finalidade alimentícia. Tanto é que a atual criação de bovinos em larga escala obriga o desmatamento de grandes áreas, causando a contaminação do solo e até mesmo problemas com a camada de ozônio.
    Os animais destinados a indústria alimentícia, sofrem basicamente do início ao fim de suas vidas. Seja do começo quando o bezerro é separado da vaca e condenado a beber leite em escala reduzida para maior aproveitamento do homem; até sua morte quando tal é abatido de forma cruel.
    Através de algumas cenas apresentadas e pela reação dos animais em várias situações, fica claro que no consumo descontrolado de bovinos, suínos, e aviários tais animais passam por situações que jamais deveriam passar. E nos fazendo refletir o quanto esses animais sentem dor e sofrem, contradizendo o que os criadores e interessados apenas no lucro afirmam. E mesmo afirmando que os animais não sofrem em momento alguém, é proibido filmar e documentar como os animais são abatidos.
    Muitos países desenvolvidos importam carne brasileira justamente pela falta de recursos naturais para produção da carne em seu país. Esgotando a cada dia um bem comum que vem sendo mal utilizado.

    Mateus Oliveira
    2º Ano Médio
    Colégio Interativa

    ResponderExcluir
  11. Relatório documentário A Carne é Fraca

    - Os animais nas industrias são maltratados desde do começo da sua vida até o abate

    - A carne consumida é um problema social e ambiental no mundo

    - Não se pode mostrar como é o abate dos animais pois muita gente ira parar de comer carne, pois as cenas são horríveis

    - O número de pessoas é inferior ao número de porcos,aves,bois

    -Usam hormônios e anabolizantes na comida do animal

    - A pecuária é uma atividade muito importante no planeta

    - A pecuária foi a principal causa do desmatamento da mata atlântica,caatinga e do cerrado

    - Pedro Valero
    2° Ano E/M

    ResponderExcluir
  12. Relatório sobre o vídeo "a carne é fraca"

    O documentário primeiramente trata dos impactos que o mundo vem sofrendo por culpa dela. O metano liberado pelos bois, o desmatamento de matas para que possam ter mais espaço para a criação dos bovinos e outros aspectos que estão "matando" o mundo.
    O vídeo apresenta os aspectos negativos da agroindústria.
    criticando a maneira de como ela trabalha, usando da grande produção de animais, produzindo de forma exagerada para o abate e venda e também a respeito dos maus-tratos sofrido por eles.
    Mostra como ficam os animais perante a esses maus-tratos e como acabam reagindo. Como vivem nesse período de "criação" aonde estão sendo preparados e em desenvolvimento da criação de carne. Nesse período, muitas vezes os donos desses animais para que cresçam mais rápido usam de hormônios em suas raçoes para que de resultado precoce.
    Esse vídeo deixa a refletir se é realmente necessário o consumo de carne. Devido aos maus-tratos que esses animais vem vivenciando para garantir nossa carne na mesa. Será que realmente necessário fazer isso com eles?

    Felipe Dutra Lot

    ResponderExcluir
  13. O vídeo cita vários problemas que ocorre devido a Pecuária no Brasil, como por exemplo a poluição dos lençóis freáticos e o desmatamento das floresta para maior criação de gado, nos alerta também dos maus tratos dos animais como o uso de antibióticos, hormônios e também anabolizantes no alimento dos animais, que os limitam de viver adequadamente segundo a sua especie.
    O filme infelizmente nos revela a realidade do Brasil, principalmente o fato de se preocupar mais com o sua satisfação do que com o sentimentos, fato cruel que ocorre nos abates e que causam sofrimento aos animais que servem como "mistura" nos almoços e jantas.
    Os animais muitas vezes são oprimidos por essa cultura com atitudes "horrível" de matar de forma tao drástica um animas que muitas vezes tentam fugir sabendo do que os espera.
    Infelizmente vivemos em um pais que em meio a tantas belezas naturais, ocorram fatos tao desumanos.
    O filme nos leva a refletir, e cita a possibilidade de virarmos vegetarianos ( que não nos causaria nenhum problema e nem falta de proteínas), e com isso diminuiríamos a produção de carne e consequentemente traríamos vários benefícios ao Brasil.

    Andréia Bertalha.
    2 Ano

    ResponderExcluir
  14. A idéia geral do filme é mostrar como a agropecuária vem crescendo no mundo e como isso afeta negativamente os animais e a nos mesmos,o filme mostra também a situação dos animais antes de serem abatidos e como isso resulta na carne deles,o filme nos faz refletir sobre usar animais para satisfazer os nossos luxos
    Beatriz Braga
    2º Ano Médio
    Colégio Interativa

    ResponderExcluir
  15. O filme trata sobre o desequilíbrio que a produção de animais como boi, granja e porco causam no ecossistema devido ao seu mal agrupamento, pois sua população geral desses animais (que são produzidos no Brasil) equivalem a mais da população brasileira.
    Também mostra que as condições que estes animais são criados, vivem até seu ultimo suspiro são extremamente precárias, na qual os animais soltam toxinas ( quando estressados ) na própria carne extremamente prejudicial a saúde humana.
    Catarina Braga Silveira
    2º Ano Médio
    Colégio Interativa

    ResponderExcluir
  16. Relatório:
    O aumento do consumo de carne dobrou nos últimos 7 anos, e com isso ouve um aumento na contaminação dos aquíferos devido aos hormônios e remédios, fora o grande gasto de água e o aumento dos gases poluentes.
    Na pecuária o modo como os animais são tratados é desumano. Pois, porcos, vacas, bois, galinhas e peixes vão para o abate e lá não é seu único sofrimento.
    O descarte do "material desnecessário" é feito de qualquer forma, sem pensar que há uma vida. Hoje no Brasil existem mais gado do que pessoas, o que nos levam a pensar se vale a pena esse desejo do ser carnívoro ou se desejamos uma sociedade mais humanizada e assim o primeiro passo a mudança de hábitos alimentares.
    Isabela Morilha
    2º Ano Médio
    Colégio Interativa

    ResponderExcluir